Tempo Pascal: 7 dicas para bem vivê-lo
O Tempo Pascal tem a duração de 7 semanas. Começa na Vigília Pascal do Sábado Santo e termina com o Domingo de Pentecostes, quando celebramos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria.
Logo, esse tempo é composto de 50 dias, mas que devemos viver como se fosse um único dia.
“Os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes devem ser celebrados com alegria e júbilo, como se se tratasse de um só e único dia festivo, como um grande Domingo” (Normas Universais do Ano Litúrgico, nº 22).
O Tempo Pascal é a Páscoa da Igreja, Corpo de Cristo, que passa para a Vida Nova do Senhor e no Senhor. E por falar em Páscoa, essa palavra significa, precisamente, “passagem”, conforme o sentido literal do termo na tradição judaica.
E os judeus celebravam a páscoa como uma festa que recordava a libertação do povo hebreu das mãos dos egípcios e que passava pelo mar vermelho em direção à Terra Prometida.
Mas a nossa páscoa, que se estende ao longo de todo o Tempo Pascal, é um período no qual vivemos o prolongamento da alegria singular da ressurreição de Jesus, o nosso Salvador. No Tempo Pascal não jejuamos, afinal a morte foi vencida, a vida venceu o pecado. Neste tempo, cantamos alegremente: “Cristo ressuscitou, aleluia! Venceu a morte por amor, aleluia!”
E para que possamos viver plenamente estes 50 dias, listamos 7 formas para você viver bem o Tempo Pascal.
#1. O Tempo Pascal pede louvor e mais louvor
O Tempo Pascal é marcado pela alegria da ressurreição. Afinal, essa alegria não é euforia, não é um sentimento passageiro, mas é uma felicidade inexplicável que não cabe em nós.
Sendo assim, a melhor forma de expressarmos essa experiência é por meio do louvor. Por isso, aproveite este Tempo para louvar mais, para bendizer a Deus pelos Seus feitos na sua vida, na sua história e na história da salvação da humanidade.
A Palavra de Deus nos convida a permanecermos continuamente no louvor:
“Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento. Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita. Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara. Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta. Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes. Tudo o que respira louve o Senhor!” (Salmo 150).
#2. Participe mais da Santa Missa
Domingo é o dia do Senhor, é quando nos arrumamos para ir à Casa de Deus, estar em Sua presença e receber o alimento da nossa alma, Jesus Eucarístico.
Mas se desejamos evoluir, se queremos crescer na amizade com Deus, precisamos mais do que a Missa dominical. Precisamos nos esforçar para ir à Santa Missa também nos dias da semana.
Ainda que você não possa ir todos os dias, vá quantos forem possíveis. Isso não apenas alegra o coração de Deus, mas fortalece a sua fé e põe você no caminho da santidade.
#3. Leia bons livros para o Tempo Pascal
Uma coisa é certa: “só amamos aquilo que conhecemos”. Esta frase é de Santo Agostinho, e se tem uma coisa que Deus deseja é que nós possamos conhecê-Lo mais para assim sermos beneficiados com o Seu amor.
Por isso, aproveite o Tempo Pascal para fazer leituras que conduzam ao Coração de Deus.
Quer uma dica de leitura? “Meditações De Santo Afonso de Ligório para o Tempo Pascal e Pentecostes”.
#4. Faça a Novena de Pentecostes
Neste ano de 2023, o Domingo de Pentecostes será celebrado no dia 28 de maio. Portanto, a Novena preparatória para a Festa de Pentecostes começa no dia 19 de maio.
Durante 9 dias, clamamos os dons do Espírito Santo sobre nós, sobre as nossas famílias e toda a Igreja.
#5. No Tempo Pascal, celebre a ressurreição na sua vida
A nossa vida é feita de momentos bons e ruins. E devemos viver a ressurreição de Jesus em todos os acontecimentos da nossa vida.
Nas coisas boas, celebrar com alegria e louvor. Também, nas coisas difíceis, clamar que Jesus Ressuscitado vença o inimigo como Ele venceu a morte para que a solução chegue.
#6. Medite a Palavra de Deus no Tempo Pascal
Mediar a Palavra de Deus traz grandes benefícios para a nossa vida. Benefícios que só é capaz de conhecer aquele que se mantém fiel neste propósito.
Por isso, aproveite o Tempo Pascal para meditar os Evangelhos de cada dia. Para isso, leia o texto pausadamente, repita a leitura de trechos que chamam mais atenção. Além disso, procure entrar na narrativa, observando personagens, as falas, as atitudes e busque trazer a Palavra para a sua própria vida.
E a partir desta meditação, faça uma oração espontânea com as palavras que o Espírito Santo inspirar ao seu coração.
#7. Adore a Jesus Ressuscitado
Jesus ressuscitou, aleluia, e está vivo em nosso meio. Logo, a Sua presença é a Eucaristia.
Por isso, ao longo do Tempo Pascal procure estar mais perto de Jesus ressuscitado que está presente no Sacrário. Aproveite e faça sua adoração refletindo sobre o significado da ressurreição de Jesus na sua própria vida. E pense: Quais aspectos da minha vida preciso permitir que Jesus alcance com a Sua ressurreição?
Enfim…
Comece a pôr em prática hoje mesmo estas dicas e viva um Tempo Pascal repleto das bênçãos do Ressuscitado! Feliz Páscoa!
CTA: Aproveite para ler também: Por que celebramos a ressurreição de Jesus?